Reportagem do Jornalista Adamo Bazani da Rádio CBN e Blog Ponto de Ônibus teve acesso na íntegra do relatório final feito pela auditoria da empresa Ernest & Young, que analisou as contas e aspectos técnicos dos transportes na capital paulista.
De acordo com a reportagem, a fiscalização da SPTrans é falha e possibilita que os consórcios e cooperativas não sejam punidas em casos de erros, muitos deles graves, e não permite a melhoria dos transportes na cidade. Segundo o relatório aponta, um dos grandes problemas é a burocracia para que uma prestadora de serviços seja penalizada.
A exemplo, existe grandes diferenças entre as irregularidades apontadas pela Superintendência de Engenharia Veicular da SPTrans e o que é registrado pelo sistema de sanções da empresa municipal gerenciadora. O relatório apontou que das 43 garagens da capital paulista, onze delas não eram seguidas as normas de qualidade e respeito ao meio ambiente. No entanto apenas três foram multadas.
A reportagem ouviu ainda o doutor em Planejamento em Transportes e Logística da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, que constatou que a burocracia só ajuda quem presta maus serviços. Na ótica do doutor além da burocracia, há critérios que precisam ser mudados, como a forma de fiscalizar, segundo o relatório.
Por exemplo, as empresas obedecem a quantidade de ônibus acessíveis estipulada pelo contrato. Mas a SPTrans não tem controle total para saber se estes veículos são colocados corretamente nas linhas. Pode haver itinerários sem nenhum ônibus acessível, de acordo com o relatório.
Atualmente, 843 ônibus estão com idade acima do permitido. Não há um cronograma claro e um tipo de fiscalização que, com antecedência, programe a data para estes ônibus serem tirados de circulação.
Com as informações de Adamo Bazani – Rádio CBN – Blog Ponto de Ônibus
Ouça o áudio na íntegra do repórter:
O relatório completo pode ser conferido aqui