SPTrans

10,5% das partidas de ônibus em São Paulo não são realizadas

A prefeitura de São Paulo contratou a empresa Ernest & Young para uma auditoria no transporte público da capital, após os protestos de julho. Na ocasião, o prefeito Fernando Haddad suspendeu o processo de contratação de novas empresas para abrir a caixa preta do transporte, afim de se pagar um preço mais justo pelo serviço.

Um relatório parcial aponta que 10,5% das partidas não são realizadas representando um gasto de R$ 369,3 milhões aos cofres públicos. A empresa aponta ainda deficiências na fiscalização por parte da SPTrans, e a Ernest & Young sugere que haja um monitoramento eletrônico dos ônibus mais eficiente.

Outro ponto que merece a atenção é sobre itens que deveriam estar no interior dos ônibus e são previstos no contrato entre as empresas e prefeitura. De 37 itens, pelo menos 20,9% não são cumpridos. Quase nenhum ônibus possui câmeras, previsto em contrato.

O relatório aponta ainda ônibus mais antigos que o permitido, cerca de 108 veículos com mais de dez anos de uso, o que não é permitido por contrato entre a prefeitura e os consórcios.

O relatório conclusivo da Ernest & Young esta marcado para ser entregue em 10 de dezembro. Com base neste trabalho, a prefeitura vai elaborar um novo edital de licitação dos transportes em março de 2015.

5nov2014---onibus-voltam-a-circular-no-terminal-sao-mateus-na-zona-leste-de-sao-paulo-sp-apos-paralisacao-de-motoristas-e-cobradores-que-afetou-todos-os-terminais-da-cidade-o-protesto-dos-1415205428677_1920x1080

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus