Nunca da história dessa cidade os ônibus transportaram tanta gente, ou nunca o transporte por ônibus andou tão cheio. Não importa qual afirmativa você vai escolher, mais o fato é que as implantações de faixas exclusivas atraíram novos usuários para o sistema gerenciado pela SPTrans, alguns inclusive oriundos do Metrô.
Em outubro passado os quase 15 mil veículos levaram 267,6 milhões de passageiros, índice que ficou atras apenas de um recorde obtido em 2012, quando os ônibus transportaram 268 milhões. A média do mês passado foi cerca de 23 milhões a mais que do mesmo período de 2013.
A atual administração implantou 357 km de faixas exclusivas para os ônibus, e a cidade passou a contar com 471,5 quilômetros de espaços deste tipo. A medida no início teve resistência por parte de alguns moradores, sobretudo comerciantes que perderam vagas de estacionamento em frente aos estabelecimentos comerciais. Depois uma pesquisa do Ibope mostrou que 93% dos moradores da capital aprovavam a ação da prefeitura.
Em um exemplo emblemático, a faixa exclusiva da radial leste fez com que passageiros do metrô migrassem para os ônibus, por considerar as viagens no segundo modal mais rápida do que do primeiro.
Porém, falta ainda a gestão de Fernando Haddad tirar do papel 150 km de corredores de ônibus, promessa de campanha do prefeito, além de lançar a nova licitação dos transportes.