SPTrans

Licitação de transportes sai até março, diz Haddad

O novo edital de licitação dos ônibus na cidade de São Paulo deve sair em março de 2015: “No começo do ano que vem nós vamos colocar um novo edital em consulta pública aderente ao aprendizado desse ano”, afirmou o prefeito Fernando Haddad nesta segunda-feira (17). “Eu diria que [um prazo] entre 60 e 90 dias para a gente processar as informações e soltar um edital com segurança.” completou.

Atualmente o sistema de transportes esta sendo mantido por meio de um contrato emergencial, até que termine a auditoria feita pela consultoria Ernst & Young. A medida foi tomada pela prefeitura após as série de protestos sobre a qualidade do transporte, onde foi questionado as contas das empresas de ônibus.

“É a primeira vez que nós contratamos uma auditoria internacional para o sistema de transporte que é responsável pela gestão de recursos da ordem de R$ 6 bilhões ao ano, até um pouco mais do que isso. Isso tudo exige muito cuidado, exige respeito ao cidadão e muita transparência. Nós estamos buscando abrir 100% os dados, faremos isso, a entrega está prevista para o início de dezembro, no dia 10”, declarou Haddad.

“A determinação é abre o relatório para conhecimento público e em ato contínuo prepara um edital com todas as recomendações de transparência que a auditoria revelar como necessária. O que nós queremos são contratos justos para os dois lados, acho que o empresário tem que ter taxa de retorno, mas ela tem que ser compatível com as possibilidades da cidade e o cidadão precisa da segurança que o poder público está estabelecendo um contrato que é o melhor para a cidade”, destacou Haddad.

De acordo ainda com o prefeito, o modelo contábil padronizado desenvolvido pela consultoria deve virar o formato que será seguido pelas empresas futuramente para facilitar novas investigações na planilha de gastos. “A nossa ideia é já fazer nos anexos do edital todo o processo de contabilização que seja mais avançado para que amanhã não precise ser recontratada uma auditoria. Você já tem as informações em um formato que um contador especializado possa compreender e dizer para a sociedade o que está se passando”, declarou o prefeito.

onibus-sp

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus