Brasil VLT

João Pessoa testa VLT em dezembro

A CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, deve iniciar os testes com o VLT (Veículo leve Sobre Trilhos) em dezembro. A primeiro dos oito composições já está em fase final de montagem, no pátio da estação Cabedelo.

Segundo o superintendente da CBTU em João Pessoa, Wladme Macêdo, a previsão é que até o início de 2015 o VLT comece a funcionar diariamente e de forma integral no sistema de trens urbanos na capital da Paraíba. Os veículos estão sendo produzidos pela empresa Bom Sinal, onde cada composição é formada por três carros e capacidade para 600 pessoas.

Trata-se de uma das etapas do projeto de modernização do sistema de trens urbanos de João Pessoa, que prevê a contratação de uma empresa que fará estudos para remodelação de estações e via férrea nos 30 km.

A tarifa do modal seguirá em R$ 0,50: “A melhoria do transporte ferroviário de passageiros não irá representar aumento na passagem, que permanecerá por um bom tempo ainda por R$ 0,50 (cinquenta centavos)”, diz Wladme.

Na contramão de outros projetos de VLTs no Brasil e no mundo, o modal é movido a diesel, e não elétrico.

49095271

Chegada-do-VLT-Trem-CBTU-JA-32

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus