Dubai ganhou nesta semana a primeira linha de VLT (Veículo leve sobre trilhos) que funciona exclusivamente com um sistema de fornecimento de energia ao nível do solo. O ramal possuí 14,6 quilômetros de extensão utiliza a tecnologia APS da Alstom, que só eletrifica o local do trilho em que a composição está localizada.
Outra característica peculiar desta linha de VLT é que em alguns pontos a temperatura pode chagar a 50 graus Celsius, uma vez que a cidade situa-se dentro do deserto da Arábia. Então foram instaladas portas de plataforma nas 17 estações da linha. 25 composições do modelo Citadis devem compor a frota. A rede chamada de “Al Sufouh”, é operado pela Serco, e será feita em duas fases.
A empresa Francesa já forneceu outros 8 sistemas de VLTs com a tecnologia de fonte de alimentação aterrada: Bordeaux, Angers, Reims, Orléans, Tours, Dubai, Cuenca e Porto-Maravilha, no Rio de Janeiro. A nova funcionalidade além de não ser poluente, agrada a urbanistas já que dispensa rede aérea elétrica.