Trens Regionais

Alckmin quer Trem Regional em ferrovia federal

Nesta segunda-feira (10) o Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin esteve com a presidente Dilma Roussef para tratar sobretudo de parceiras em investimentos contra a crise hídrica. Foram abordados outros temas, como a mobilidade, e na ocasião Alckmin apresentou o projeto de trens regionais a Dilma, visando ajuda por parte do governo federal.

Os trens intercidades serão feitos por meio de uma PPP (Parceira Público-Privada) no modelo tripartite, com a participação dos governos federal, estadual e do setor privado. “É uma PPP, tivemos inclusive uma consultoria do Banco Mundial. É um projeto extremamente importante e necessitamos do governo federal para a área de passagem de rede ferroviária. Propusemos então um trabalho tripartite: governo federal, entrando com as áreas das ferrovias, governo estadual e a iniciativa privada” disse o governador.

Na ocasião, Alckmin encaminhou um ofício à presidente Dilma pedindo a formalização do convênio entre Estado e União para o compartilhamento das faixas de domínio na linha férrea federal, visando a duplicação dos trilhos para a construção dos ramais de passageiros. Atualmente as ferrovias federais são usadas apenas para o transporte de cargas, e na Região Metropolitana de São Paulo compartilham a via com os trens metropolitanos da CPTM.

Serão a princípio duas ligações, uma entre Americana e Santos, e outra entre Sorocaba à Pindamonhangaba. O custo estimado é de R$ 18,5 bilhões, com uma malha ferroviária de 431 quilômetros. A duração do contrato de concessão será de 30 anos. A previsão do início das obras é para 2015 no trecho entre São Paulo e Jundiaí.

InterCity-Neigezug_am_Hauenstein

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus