Ciclista SPTrans

Secretário Jilmar Tatto fala ao Via Trolebus sobre ônibus e ciclovias

img_39682

O Via Trolebus entrevistou nesta quarta-feira (15) o Secretário Municipal de Transportes Jilmar Tatto. Na entrevista, Tatto falou sobre os planos da prefeitura pró-ciclistas, os prazos para a nova licitação e construção de corredores, e também sobre o sistema trólebus. Confira:

Via Trolebus: A cidade tem um plano de 400 km de ciclovias até final de 2015. Como esta o andamento desta meta?

Jilmar Tatto: Nos já chegamos no dia de hoje com 91 km, semana que vem chegamos com 100 km. A cidade terá 153 km de ciclovias. Estamos executando essa meta, e os projetos estão sendo feitos. Estamos entregando 10 km por semana.

VT: E Sobre a ciclovia Jabaquara? (Pergunta pessoal do autor deste texto, que pretende usa-la em seus deslocamentos)

Jilmar Tatto: Vamos fazer primeiro pela Rua Madre Cabrini, Rua Coronel Lisboa e Rua Primeiro de Janeiro, saindo na Avenida Jabaquara. Sera uma via paralela (à Avenida Jabaquara). Acho que começa do mês de outubro. Na segunda quinzena de novembro você vai poder sair do Jabaquara e ir até o Centro e até a Lapa tudo em ciclovia.

SAM_4828

VT: Como esta o andamento da nova licitação de transportes dos ônibus da cidade de São Paulo?

Jilmar Tatto: Vamos focar em primeiro semestre do ano que vem. Estamos aguardando a auditoria. Nós estamos em processo de fazer a nova rede de transporte, que contempla a rede noturna de linhas de ônibus.

VT: E sobre a meta de 150 Km de corredores de ônibus?

Jilmar Tatto: Tem 70 km em andamento, sendo na Ponte Baixa, paralelo a M’Boi Mirim, requalificação da própria M’Boi Mirim, Chucri Zaidan/Berrini, e na avenida Cidade Jardim.

Por estes dias vai ser dado ordem de serviço do corredor da avenida Radial Leste, Aricanduva e Avenida Itaquera. Estamos também aguardando a Caixa Econômica liberar a carta consulta, após isso encaminhamos o documento para o tribunal de contas para liberara a licitação de obras do corredor da Avenida Bandeirantes que sai de Pinheiros, até a Vila Prudente e também no corredor Perimetral Leste que sai de Ragueb Chohfi/São Mateus/Guaianases e Cidade Tiradentes até Itaim Paulista. Estamos aguardando liberação do tribunal de contas para lançar a licitação de preço.

VT: Conte-nos sobre o projeto de inserir suporte para as bikes nos ônibus

Jilmar Tatto: É um piloto. Do ponto de vista de engenharia estamos testando. Pegamos uma linha que passa por parques. Nossa preocupação é na questão do tempo de engatar e tirar a bicicleta. Acho que algumas linhas isso vai acabar acontecendo. Ao mesmo tempo, a própria Sambaíba esta tocando o projeto de inserir as bicicletas dentro do próprio ônibus. São duas frentes de estudos, uma com suporte na frente e outra dentro do veículo.

4495126815_37e3ae0227 onibus-bike

VT: E sobre Wi-Fi e ar condicionado nos ônibus?

Jilmar Tatto: O Wi-Fi esta dentro do projeto de computador de bordo em todos os ônibus. Já o ar condicionado estamos observando. Já tem em torno de 30 ônibus e devem chegar mais 30. Se houver a aceitação por parte dos usuários a tendencia e daqui pra frente só entra ônibus com ar condicionado, a medida que vai tendo renovação da frota. Trata-se de uma pacote de novas tecnologias que serve do ponto de vista de segurança, operacional, e conforto do usuário.

2014_09_02_onibus_superarticulado_1

VT: Existe plano para expansão do sistema trólebus?

Jilmar Tatto: Não existe. Renovamos a frota, e esta na fase final de recuperação de toda a rede, financiada inclusive pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente. Tem uma discussão que não conseguimos equacionar que é a questão do custo de energia, e instalação de rede. Enquanto não tem mais uma decisão mais macro ou de longo prazo, o que a gente esta fazendo é manter o que tem e funcionando bem. E poderemos em função disso tomar uma decisão estratégica de ampliação. Mas não existe essa decisão neste momento.

VT: Com esta renovação houve queda no número de panes no sistema trólebus?

Jilmar Tatto: Melhorou muito a operação, junto com as baterias introduzidas nos trólebus. E coisa rara trolebus ficar parado no transito em função da queda de energia.

Terminal-Carrão-trólebus-BRT-Por-Ricardo-Milani

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus