A cidade de São Paulo já projetou corredores de trólebus aos montes. Mas, como de praxe o projeto não foi levado a diante. Um mapa desta rede que poderia estar em funcionamento em tempos que se promete 400 km de BRT (Bus Rapid Transit) até 2020, foi divulgado na página “Defesa do Trólebus” no facebook:
O mapa retrata planos para São Paulo em 1979, e foi extraído do livro “São Paulo – A Cidade – O Habitante – A Administração”, publicado na gestão do prefeito Olavo Setubal. É divido em 4 etapas, e contempla cidades da região metropolitana de São Paulo, como Osasco, Taboão da Serra, e o ABC.
Do que efetivamente saiu do papel estão o Corredor São Mateus – Jabaquara, os eixos Celso Garcia, Penha e São Mateus, e o corredor da Avenida Paes de Barros. Outros trechos foram implantados, porém desativados, como o Corredor Santo Amaro-Nove de Julho e Casa Verde. Do que sobrou deste projeto, o corredor São Mateus-Jabaquara possuí altos índices de satisfação por parte dos passageiros.
Ao contrário do plano de Olavo Setubal, o sistema trólebus evoluiu e hoje a industrial nacional fabrica veículos com tração autônoma para eventuais panes elétricas. As caraterísticas dos trólebus em corredores exclusivos são ressaltadas, como a aceleração constante, e frenagens suaves. Além do mais, pisos mais uniformes reduzem muito o transtorno de escape das alavancas.
O trólebus é um veículo ecológico, e teve sua frota ampliada nos últimos anos em vários países do continente europeu.
Parte do Plano de Olavo Setubal que saiu do papel:
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