Com as obras em andamento de linhas de monotrilho no Estado de São Paulo, começam a pipocar outros projetos semelhantes, como o caso de Minas Gerais, onde um monotrilho ou um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é previsto para ligar a rodoviária de Belo Horizonte ao aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de BH.
Segundo reportagem do R7, que não deixa muito claro o tipo de modal que será usado, o ramal deve sair da rodoviária em direção à Via Expressa. Atravessa o Padre Eustáquio, passa pela Pedro II até a avenida Tancredo Neves e chega perto da orla da Lagoa da Pampulha. Em seguida, corta um vale perto do bairro Pio XII até chegar à avenida Vilarinho. Depois de Venda Nova, passa pela avenida Baleares e alcança o Morro Alto, em Vespasiano, perto da Cidade Administrativa.
A linha seguiria com duas opções para os passageiros: uma acompanha a MG-010 até Confins e a outra vai para o Aeroporto da Pampulha, seguindo pelo bairro Planalto.
A partir de agora, as 23 empresas que mostraram interesses devem apresentar estudos de demanda, engenharia e infraestrutura, além do plano de negócios. Ainda não há prazo para lançamento de editais de concorrência para construção a linha.
Com as informações de R7