Futura estação Moema
Metrô SP

Gráfico mostra status de escavação dos tatuzões na Linha 5 do Metrô

Com os contratos de obra assinado em 2010, a extensão da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo da estação Adolfo Pinheiro rumo a Chácara Klabin, só teve início em 2012 após ter ficado 15 meses suspensas por uma decisão judicial que apontava indícios de corrupção na escolha da construtora. O trecho de 10 estações e um pouco mais de 10 Km esta em obras, e o governo do estado estima entrega-lo a partir de 2016.

O internauta Ricardo Meier esta acompanhando o andamento dos 3 tatuzões que estão escavando as linhas, e atualiza um gráfico com os desempenhos dos maquinários:

Clique para ampliar
Clique para ampliar

No gráfico feito por Ricardo é possível ver os inícios dos trabalhos das tuneladoras em 2013 e o avanços dos maquinários até o começo desde mês de outubro. As obras da Linha 5 contam com 3 tatuzões sendo que 2 deles estão escavando tuneis que vão abrigar uma via cada (via singela), e mais um que vai poder abrigar 2 vias:

L5-1 L5-2

Futura estação Moema
Futura estação Moema
Novo trem da Linha 5 - Foto de Alexandre Augusto Pisciottano.
Novo trem da Linha 5 – Foto de Alexandre Augusto Pisciottano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus