Com os contratos de obra assinado em 2010, a extensão da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo da estação Adolfo Pinheiro rumo a Chácara Klabin, só teve início em 2012 após ter ficado 15 meses suspensas por uma decisão judicial que apontava indícios de corrupção na escolha da construtora. O trecho de 10 estações e um pouco mais de 10 Km esta em obras, e o governo do estado estima entrega-lo a partir de 2016.
O internauta Ricardo Meier esta acompanhando o andamento dos 3 tatuzões que estão escavando as linhas, e atualiza um gráfico com os desempenhos dos maquinários:
No gráfico feito por Ricardo é possível ver os inícios dos trabalhos das tuneladoras em 2013 e o avanços dos maquinários até o começo desde mês de outubro. As obras da Linha 5 contam com 3 tatuzões sendo que 2 deles estão escavando tuneis que vão abrigar uma via cada (via singela), e mais um que vai poder abrigar 2 vias: