Com os contratos de obra assinado em 2010, a extensão da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo da estação Adolfo Pinheiro rumo a Chácara Klabin, só teve início em 2012 após ter ficado 15 meses suspensas por uma decisão judicial que apontava indícios de corrupção na escolha da construtora. O trecho de 10 estações e um pouco mais de 10 Km esta em obras, e o governo do estado estima entrega-lo a partir de 2016.
O internauta Ricardo Meier esta acompanhando o andamento dos 3 tatuzões que estão escavando as linhas, e atualiza um gráfico com os desempenhos dos maquinários:
![Clique para ampliar](http://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2014/10/0OFkTKo.jpg)
No gráfico feito por Ricardo é possível ver os inícios dos trabalhos das tuneladoras em 2013 e o avanços dos maquinários até o começo desde mês de outubro. As obras da Linha 5 contam com 3 tatuzões sendo que 2 deles estão escavando tuneis que vão abrigar uma via cada (via singela), e mais um que vai poder abrigar 2 vias:
![Futura estação Moema](http://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2014/10/10684372_644010442380904_2011344150_n.jpg)
![Novo trem da Linha 5 - Foto de Alexandre Augusto Pisciottano.](http://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2014/08/10552554_697549530338958_2955757572621418920_n.jpg)