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CPTM apura causas de incêndios em trens da Linha 10 Turquesa

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Atualizada às 21h05

Nesta semana ao menos 2 trens da Linha 10-Turquesa da CPTM pegaram fogo. Em pelo menos 5 vezes em menos de um ano, composições da série 2100 apresentaram este tipo de problema.

Em 20 de novembro de 2013 um superaquecimento nos freios de um trem de mesma série paralisou o funcionamento da linha que liga o Brás a região do ABC. Em janeiro, após apresentar um problema, outro trem pegou fogo na estação Mauá. Meses depois outra composição da série 2100 pegou fogo na cidade de Rio Grande da Serra, no dia 02 de setembro.

O Via Trolebus procurou a CPTM sobre estas frequentes panes. De acordo com a Companhia as causas estão sendo analisadas: “Todos os trens passam por manutenção preventiva diariamente e corretiva sempre que necessário. As causas da ocorrência estão em análise” diz a nota da CPTM

A empresa esta em processo de compra de 65 novas composições. Perguntamos para a CPTM se a Linha 10 será contemplada com a compra. Segundo a Companhia, todas as seis linhas devem receber os trens “de acordo com a necessidade operacional”. As primeiras unidades começam a ser entregues em 2015.

 

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Série 2100

Os trens da série 2100 foram fabricados pela CAF e adquiridos pela CPTM no final dos anos 90. Foram produzidos na Espanha em 1975. Na época em que foram adquiridos pela CPTM, foram os primeiros equipados com ar condicionado. Rodaram durante um período de testes na Linha 11 – Coral (antes Linha E – Laranja), entre Corinthians – Itaquera e Guaianazes. Também prestaram serviços na Linha 12 – Safira e na Linha 9-Esmeralda.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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