Mobilidade Urbana

Alckmin reeleito: Promessas para Metrô e CPTM

rfdg
Com 57,3% dos votos válidos, o Governador Geraldo Alckmin foi reeleito em São Paulo. Desde a gestão de Luiz Antônio Fleury Filho (1991 a 1995), nenhum outro partido foi eleito governador pelos paulistas. Entre suas principais marcas foram as obras do Metrô e CPTM, ainda que muitos atrasos foram registrados.

Neste texto vamos pontuar aqui as promessas do governador para a área da mobilidade que deverão sair do papel até 2018, se Alckmin cumprir com que esta prometendo:

– Linha 2-Verde – Vila Prudente a Guarulhos: Previsão de entrega para 2018. No ultimo dia 25 o governador assinou os contratos de Expansão.

– Linha 4-Amarela – Chegando até Vila Sônia e Taboão da Serra: “A primeira impressão que temos é de que o prazo até 2018 é muito longo, porém, até lá os taboanenses também serão beneficiados com mais duas estações inauguradas, como a São Paulo Morumbi e Vila Sônia. Não será mais necessário ir até a estação Butantã”, disse o Secretário Jurandir Fernandes em Junho.

– Linha 5-Lilás até Chácara Klabin: Promessa da atual gestão é entregar toda a extensão da Linha 5 da Estação Adolfo Pinheiro até a Chácara Klabin no final de 2016.

– Linha 6-laranja: As primeiras estações da Linha 6-Laranja pode ser entregue já em 2018, segundo a previsão do governo Estadual. De acordo com o Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o Consórcio responsável pela obra, o Move São Paulo ao antecipar as primeiras estações pode obter aditivos no contrato. Ele diz ainda que o consórcio pode abrir a operação para passageiros assim que atingir a rede metroferroviária na estação Água Branca. O prazo de inauguração de toda a linha é 2020.

– Linha 9-Esmeralda – Até Varginha: Promessa da atual gestão é entregar a extensão de Grajaú à Varginha já no ano que vem.

– Linha 13- Jade: Promessa de campanha da conta de que o novo ramal do aeroporto de Guarulhos seja entregue já a partir do ano que vem.

– Linha 15-Prata – Monotrilho até Cidade Tiradentes: Previsão de entrega de todo a linha 15 até 2017, da estação Ipiranga, passando pela Vila Prudente, São Mateus até o Hospital Cidade Tiradentes.

– Linha 17-Ouro: Também prometido para 2017 toda a extensão do ramal da estação Jabaquara passando pelo aeroporto, até a estação São Paulo Morumbi.

– Linha 18-Bronze: Também para 2018 a previsão de entrega do Monotrilho do ABC que vai ligar a estação Tamanduateí até Djauma Dutra em São Bernardo do Campo.

– Trem regional São Paulo-Americana: : O Governo quer entregar também no atual mandato a primeira linha de trem regional, entre São Paulo e Americana.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus