Nova licitação dos transporte em São Paulo pode prever exigência de ônibus com ar condicionado. A afirmação foi do secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, ao entregar 20 unidades já com os equipamentos que refrigeram o salão.
“Pode ser colocado inclusive como condição para operar, a questão do ar-condicionado. Geralmente, quando o usuário aceita, independe de ser uma exigência. O próprio concessionário ser propõe a colocar. Acho vai ser uma tendência, daqui para a frente, não ter mais ônibus na cidade de São Paulo sem o ar-condicionado.” – disse Tatto.
São Paulo já teve ônibus com ar condicionado, sobretudo na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy. Mas, já na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab o equipamento foi proibido em novos veículos, baseado em uma pesquisa que apontava que a maioria dos passageiros não aprovava a medida.
“A experiência que tivemos dez anos atrás com ar-condicionado foi um problema, mas acho que agora o clima está mais quente e as pessoas estão mais acostumadas com ar-condicionado. Se a população aprovar, a tendência é daqui para frente é ter ônibus, os grandes, pelo menos, com ar-condicionado. Até porque o usuário vai preferir.” – completou o secretário.
O edital de concessão das empresas de ônibus na capital paulista deve ser lançado entre o fim deste ano e o início de 2015.