Metrô SP

Números e curiosidades: o Metrô de SP é quarentão

primeiro_bilheteO Metrô de São Paulo completa 40 anos neste final de semana. O Via Trolebus relata e cobra sistematicamente a empresa e o governo estadual, pelas falhas e pela lentidão na expansão do sistema. Apesar dos problemas, é fato que o metropolitano é fundamental na vida de milhões de paulistanos.

Como homenagem pelo aniversário, reunimos dados e curiosidades do sistema junto à assessoria de imprensa:

– Com 5 linhas, 65 estações e 78,3 quilômetros de extensão, o Metrô transporta uma média de4,6 milhões de usuários por dia.

– Entre os 168 trens na ativa, um carro da frota A20 é o mais rodado: em circulação até hoje na Linha 1-Azul, ele já percorreu 4,6 milhões de quilômetros.

6300359353_e44aaa361f_z

– Nos dias úteis, a Linha 3-Vermelha é a campeã no ranking de viagens, com 1252 por dia.

– A primeira viagem de uma composição metroviária, não só em São Paulo mas no Brasil, ocorreu em 14 de setembro de 1974, em um trecho com 6,4 km de extensãoentre as estações Jabaquara e Vila Mariana, na zona sul.

Metrô de São Paulo

– Nessa época, o Metrô funcionava de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas, fechava ao público nos fins de semana e tinha uma média diária de apenas 2.858 passageiros.

– A Estação Sé, maior do sistema, foi inaugurada em fevereiro de 1978. No mesmo ano, o Metrô, que era municipal, passou a ser controlado pelo governo do estado, por causa da falta de recursos municipais.

foto-se-centrosp-04

– A Linha 2-Verde, então conhecida como “Ramal da Paulista”, só entrou em operação no início da década de 1990, entre as estações Consolação e Paraíso. Já a Linha 5-Lilás começou a funcionar em 2002, entre Capão Redondo e Largo Treze.

– A última estação inaugurada foi Adolfo Pinheiro, neste ano. A próxima será Fradique Coutinho, prometida ainda para este mês.

– O Metrô tem ao todo, 542 escadas rolantes, 807 catracas, 561 validadores, 175 guichês de bilheterias, 149 elevadores e 3 milhões de ciclos de abertura e fechamento de portasdurante um dia.

– Desde a inauguração, o sistema já transportou 24,3 bilhões de pessoas, o equivalente a cerca de 3,4 vezes a população mundial.

129683-970x600-1

– No setor de Achados e Perdidos já foram recolhidos milhares de produtos. Os mais comuns são livros, cadernos, óculos, aparelhos celulares, guarda-chuvas e documentos.

– No entanto, muita coisa inusitada já foi parar lá, como dentaduras, muletas, um colchão de casal, cadeiras de rodas e até carrinhos de supermercado.

– Em 2013, 84 mil itens foram recebidos. Desses, 24 mil foram devolvidos aos donos.

– Formada em 2012, a Banda dos Seguranças do Metrô já realizou 34 apresentações em estações. O grupo é formado pelos agentes  Costa Lima (vocal), Sílvio Moraci (guitarra e violão), Henrique Nunes (baixo elétrico), Wagner Júnior (cavaquinho e violão), Rafael Scheller (bateria), Lucivaldo Araújo (maestro e trombone), Cipriano (teclado), Geverton (saxofone) e Adolpho Ramos (percussão).

BSM_banda-dos-segurancas-do-metro

Sobre o autor do post

Pedro Craveiro

Pedro Craveiro é jornalista, paulistano, aficionado pela cidade, por mobilidade e pelo transporte público.

Via Trolebus