Mobilidade Urbana

Mesmo transportando menos passageiros, carros representam 80% da frota em SP

As vias de São Paulo possuem um espaço democrático? A resposta é não! Esta questão esta intimamente ligada a um dos maiores ingredientes que explicam a imobilidade presente nas cidades Brasileiras, sobretudo a capital paulista, foco na discussão que esta página promove.

Qual modal representa a maior quantidade nas ruas?

Segundo Pesquisa de Monitoração da Fluidez, da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, os carros particulares na cidade de São Paulo representaram 80% de toda os mais de sete milhões de veículos em 2013. No anterior, este número foi de 78%. A pesquisa analisou 220 quilômetros de vias na Capital Paulista. Os ônibus urbanos permaneceram apenas em 3% da frota.

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O carro é modal que mais transporta passageiros?

Não mais uma vez. Recente pesquisa feita pelo Datafolha aponta que 79% dos moradores de São Paulo usam diariamente ônibus para se deslocar. Em seguida, aparece o sistema de metrô com 39% dos entrevistados. O carro aparece apenas em terceiro lugar, com 17%. Já na quarta posição é dos trens da CPTM, que transporta 14%.

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Apesar disto, uso do transporte individual só aumenta

Entre 2007 e 2012, as viagens feitas com carros, motos e táxis aumentaram 21% –enquanto as por ônibus, trens e metrô subiram 16%. Tal afirmação foi feita em estudo da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo.

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Quem paga a conta?

Você que esta lendo este artigo é quem paga a conta. Os congestionamentos de trânsito registrados nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo geraram custo econômico de R$ 98 bilhões, no ano passado, de acordo com estudo técnico da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O cálculo considera a perda de produção não concretizada e o gasto extra de combustíveis. O custo da mobilidade equivale a 2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e riquezas geradas pelo país) do ano passado.

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Cabe lembrar que o estudo não contabiliza as internações e mortes em decorrência da poluição, causadas na sua maioria por sua majestade, o carro!

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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