O Governo do Estado de São Paulo tem novo prazo para a retomada dos trens regionais. Segundo afirmação de representantes da administração estadual durante a feira de tecnologia metroferroviária, o novo prazo é lançar uma Parceria Publico Privado (PPP) em 2015.
São previstos 134 Km de trens regionais entre São Paulo e Americana, passando por estações de 7 cidades: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos, Campinas, Sumaré e Nova Odessa.
Representantes do Estado afirmam que o principal entrave é uma negociação com o Governo Federal, que detém controle do leito ferroviário em parte do traçado. O projeto aponta preservar o espaço por onde passa hoje a Linha 7-Rubi da CPTM até Jundiaí, e criar trilhos exclusivos para os trens cargueiros.
Segundo o Governo, a medida pode acelerar a obra, porém o desempenho dos trens regionais seria menor, e trafegaria no máximo a 120 Km/h, contra 140 km/h prometido anteriormente com um traçado exclusivo para as composições intercidades.
O projeto é para ontem, uma vez que o eixo composto pelas Rodovias Anhanguera e Bandeirantes registraram aumento de 548% nos últimos 15 anos. Só no trecho do trem intercidades entre a capital e Campinas são esperados 68,5 mil pessoas por dia. Nestes moldes, o trem levaria 1 hora para percorrer este trecho e teria a tarifa competitiva aos do ônibus rodoviários.
Posteriormente a malha de trem regional pode crescer e atender as regiões de Sorocaba, Santos e Vale do Paraíba.