Após assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (7) na sede do Sintetra , sindicato que reúne os motoristas e cobradores do ABC Paulista, os trabalhadores decidiram por entrar em greve a partir da zero hora desta segunda-feira.
Com a paralisação, 17 linhas de ônibus municipais ainda operadas pela VCM – Viação Cidade de Mauá e linhas intermunicipais da EAOSA deve ser afetadas.
Segundo o sindicato, a mudança nos transportes na cidade, que consistiu no descredenciamento da VCM e Leblon Transporte de Passageiros por supostas consultas irregulares ao sistema de bilhetagem eletrônica, provocou uma queda na qualidade dos serviços para a para os passageiros de Mauá e incertezas aos trabalhadores do setor.
“Nós Trabalhadores Rodoviários (motoristas, cobradores e manutenção), estamos transtornados com a situação do transporte público de Mauá e com a falta de compromisso com os trabalhadores desta categoria. A mudança neste sistema não apenas penaliza a população, como também os funcionários da “Viação Cidade de Mauá”. Em diversas reuniões realizadas entre a prefeitura e o nosso Sindicato, ficou garantido o bem estar dos usuários de transporte coletivo e o emprego e os direitos de todos os trabalhadores envolvidos na situação de mudança, mas isto não aconteceu. A população sofre com as inúmeras falhas das mudanças e os trabalhadores foram demitidos, muitos não foram recolocados em seus postos de trabalho e em grande maioria estão sendo lesados nos direitos trabalhistas. Vejam a situação: a Viação Cidade de Mauá demitiu e não está pagando as verbas rescisórias.Pedimos desculpas à população, mas diante de tantas irregularidades, nós vamos à greve a partir da zero hora da segunda feira, 11 de agosto. Nós estaremos paralisando o transporte coletivo das empresas: Cidade de Mauá, EAOSA, Januária e Barão e Mauá.” – diz nota do Sintetra.
Com as informações de Blog Ponto de Ônibus