VLT

Campinas contrata estudo para VLT entre o Viracopos e o centro da cidade

Os mais saudosistas sempre dizem que a retirada dos bondes foi sem sombra de dúvidas um erro. A prova disto é que muitas cidades estão tocando novos projetos de Veículos Leves Sobre Trilhos, os VLT’s, que nada mais é que o bom e velho bonde, claro que com algumas atualizações tecnológicas.

Um dos municípios é Campinas, onde o prefeito Jonas Donizette assinou na semana passada um financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF) no valor de R$ 1,2 milhão para viabilizar um projeto de implantação do VLT. Trata-se de estudos técnicos que devem ser entregues até novembro.

Cabe ressaltar que o novo VLT deve ser completamente diferente do implantado na década de 1990 e que acabou abandonado e sucateado anos depois. O novo traçado será entre o Centro e o aeroporto de Viracopos, e terá integração com um futuro BRT que será construído nos eixos Campo Grande e Ouro Verde até o Centro. De acordo com estimativas da Secretaria de Transportes, o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos aumentará para 100 mil pessoas a circulação diária no eixo.

Futuras linhas de VLT

Campinas já pensa em outros três ramais para o VLT. Centro-Barão Geraldo, Centro-Sousas e um circuito rotatório passando pelo Centro expandido e interligando com os futuros eixos dos BRTs. O sistema de transporte sobre trilhos planejado pelo Executivo também servirá para alimentar o Corredor Noroeste, de transporte metropolitano, e os futuros corredores do Ouro Verde e do Campo Grande que serão abastecidos pelo BRT.

VLT dos anos 90 na cidade:

c07

c15qu6

YouTube video

Com as informações de Correio do Estado

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus