Em uma série de entrevistas feita pelo telejonal SPTV, o candidato a reeleição e governador Geraldo Alckmin respondeu sobre o contrato feito com Alstom na instalação do novo sistema de sinalização, o CBTC, firmado há 6 anos.
O apresentador Carlos Tramontina perguntou o porque da compra do sistema pelo Metrô das mesmas empresas investigadas pelo cartel, sendo que o CBTC falhou na instalação: “Malfeitor em São Paulo não vira herói. Nesse caso específico é uma questão técnica, o Metrô cortou o recurso, multou a empresa. [O sistema] funciona. É que houve problema técnico. A empresa foi multada. O governo paralisou o pagamento e ela está providenciando. Não houve nenhum pagamento a mais”, afirmou alckmin.
Atualmente o sistema esta presente apenas no trecho entre vila Prudente e Sacomã, e no fim de semana é testado em toda a extensão da linha 2-verde. Posteriormente a tecnologia deve ser levada para as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha. O CBTC, quando instalado, vai permitir aumentar o fluxo de trens em 20%.