Imagem de Samuel Tuzi
Mobilidade Urbana

Pesquisa mostra que maioria dos deslocamentos em SP é no transporte público

Imagem de Samuel Tuzi
Imagem de Samuel Tuzi

No Brasil não é raro quem defenda o carro como meio principal de deslocamento, a ponto de contestar ações que priorize o transporte coletivo. Porem acaba de sair mais uma, de muitas pesquisas que apontam que o cenário real é bem o contrário ao excessivo do automóvel: De acordo com estudos feitos pelo Datafolha sobre as percepções do paulistano em relação à cidade, foi revelado que na Capital Paulista, a maioria vai de transporte coletivo.

Dos 1 mil 101 entrevistados de todas as regiões da cidade, ouvidos entre 25 e 26 de julho, 79% dos moradores usam diariamente ônibus para se deslocar. Em seguida, aparece o sistema de metrô com 39% dos entrevistados. O carro aparece apenas em terceiro lugar, com 17%. Já na quarta posição é dos trens da CPTM, que transporta 14%. Vans, peruas e lotações corresponde a 13% das respostas, ocupando a quinta colocação. Já em sexto, aparecem as pessoas que vão a pé, com 7%. Na sétima posição, estão os usuários de moto, com 2% do total. Na oitava posição, as pessoas que responderam que utilizam táxis ou bicicletas, com 1% cada.

Porem, existem outras pesquisam que mostram um número bem maior de pessoas que se deslocam a pé e de bicicleta. Todavia, todos eles apontam o uso do transporte coletivo como principal meio de viagem.

Ainda que o carro esteja bem la em baixo neste ranking, o meio individual de deslocamento é o maior causador de congestionamento na capital:

841301_328754700567864_900052800_o

Como se não bastasse, na cidade de São Paulo, 90% da poluição é causada pelos carros, dados da CETESB. Os paulistanos vivem em média dois anos a menos por causa dessa poluição, que mata quase 20 pessoas por dia, segundo o laboratório de poluição atmosférica da USP.

Perda de saúde, e financeira. São Paulo perde por ano quase R$ 50 bilhões por causa dos custos relacionados aos congestionamentos, de acordo com estudo realizado pelo professor de economia Marcos Cintra.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus