Neste período eleitoral o Via Trolebus vai trazer as propostas por parte dos candidatos ao governo do estado de São Paulo e da presidência da republica para a mobilidade.
Claro que junto com a campanha iniciaram também a onda de criticas por parte dos dois partidos que polarizam a politica em nosso estado. O candidato ao governo do Estado pelo PT, Alexandre Padilha, afirmou em campanha na cidade de São Bernardo que caso aconteça reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB), a linha 18-bronze não estará pronta até o fim de 2018.
“Falaram há quatro anos que fariam 30 km de metrô em quatro anos e entregaram menos de 10 km. Em 2013 disseram que a obra iria começar no início deste ano, agora já estão postergando para o ano que vem. Ou seja, deixar a continuidade do PSDB é nunca ver o metrô chegar no ABC. O PT tem de assumir o governo do Estado para mudar isso. Precisa ter lisura, transparência nas obras do metrô”, disse Padilha.
O petista afirma que os casos de corrupção do metrô podem ter atrasado a entrega do monotrilho, e que acredita que Parcerias públicos privados podem acelerar as obras:
“O problema é que falta transparência nas obras do PSDB. O partido criou menos de 2 km de metrô por ano, porque falta transparência, falta lisura nas licitações. Tem um escândalo de 15 anos de corrupção no metrô de São Paulo que também gerou essa lentidão nas obras. O PT vai acabar com isso. Foi a apuração da Policia Federal. Foi a apuração do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), do governo federal do PT que descobriu o escândalo de corrupção no metrô de São Paulo”, afirmou.
Padilha promete ainda a criação de um Bilhete Único Integrado, para unificar as passagens de ônibus, trens e metrô em toda a região metropolitana;.