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Metrô SP

Linha 1 Azul ganha trem modernizado. Justiça quer explicação do Metrô sobre reformas

Mais um trem modernizado esta em operação na Linha 1-Azul. A composição I06 iniciou os trabalhos sendo o 12º trem reformado no ramal. O repaginamento dos trens esta atrasado, sendo que era previsto seu termino em 2014. Apenas 53% da frota foi reformada, deste total, 38 trens modernizados dos 98 estão em operação espalhados pelas linhas 1,2 e 3. Outros 13 trens estão nos pátios da empresa em processo de testes, ou aguardando a conclusão da troca da sinalização para iniciar a operação.

Os trens da frota A, da numeração A01 ao A25 fazem parte do lote que após a reforma, voltam como frota I, trabalho este feita pela Alstom e Siemens.

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Justiça quer explicações sobre a reforma

A Justiça pediu a companhia do Metrô que se manifeste na ação em que o Ministério Público Estadual aponta supostos danos causados ao Tesouro na reforma dos trens e pede indenização de R$ 2,49 bilhões.

A 14.ª Vara da Fazenda Pública enviou um rol de indagações ao Metrô, que questionam ainda sobre os motivos que levaram a companhia a contratar a reforma dos trens ao invés de comprar novos materiais rodantes. De acordo com a Promotoria, o trabalho contratado em 2009 no governo José Serra – saiu “mais cara do que a compra de trens novos”.

O Metrô por sua vez disse ao jornal “O Estado de São Paulo” que a medida não significa que a Justiça acolheu a ação de improbidade proposta pelo Ministério Público contra três ex-dirigentes da companhia e 11 multinacionais do cartel dos trens – na ação, a Promotoria pede a dissolução das multinacionais, bloqueio de bens e a quebra do sigilo bancário e fiscal dos acusados.

Recebida a manifestação, o juiz tem trinta dias para aceitar ou rejeitar a ação.

Com as informações de “O Estado de São Paulo”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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