Mais um trem modernizado esta em operação na Linha 1-Azul. A composição I06 iniciou os trabalhos sendo o 12º trem reformado no ramal. O repaginamento dos trens esta atrasado, sendo que era previsto seu termino em 2014. Apenas 53% da frota foi reformada, deste total, 38 trens modernizados dos 98 estão em operação espalhados pelas linhas 1,2 e 3. Outros 13 trens estão nos pátios da empresa em processo de testes, ou aguardando a conclusão da troca da sinalização para iniciar a operação.
Os trens da frota A, da numeração A01 ao A25 fazem parte do lote que após a reforma, voltam como frota I, trabalho este feita pela Alstom e Siemens.
Justiça quer explicações sobre a reforma
A Justiça pediu a companhia do Metrô que se manifeste na ação em que o Ministério Público Estadual aponta supostos danos causados ao Tesouro na reforma dos trens e pede indenização de R$ 2,49 bilhões.
A 14.ª Vara da Fazenda Pública enviou um rol de indagações ao Metrô, que questionam ainda sobre os motivos que levaram a companhia a contratar a reforma dos trens ao invés de comprar novos materiais rodantes. De acordo com a Promotoria, o trabalho contratado em 2009 no governo José Serra – saiu “mais cara do que a compra de trens novos”.
O Metrô por sua vez disse ao jornal “O Estado de São Paulo” que a medida não significa que a Justiça acolheu a ação de improbidade proposta pelo Ministério Público contra três ex-dirigentes da companhia e 11 multinacionais do cartel dos trens – na ação, a Promotoria pede a dissolução das multinacionais, bloqueio de bens e a quebra do sigilo bancário e fiscal dos acusados.
Recebida a manifestação, o juiz tem trinta dias para aceitar ou rejeitar a ação.
Com as informações de “O Estado de São Paulo”