Andar de ônibus pode ser uma tarefa não muito fácil, principalmente pela carência de informações sobre os itinerários, pontos de referência e horários nos 15 mil ônibus da maior cidade brasileira. Pensando nisto uma cobradora da linha 573 A (Metrô Bresser-Vila Alpina) resolveu o problema de uma maneira simples e eficiente: Valéria Körber, 47, anuncia quais são as próximas paradas e o que fica próximo a cada uma, por livre e espontânea vontade.
“Notei que as pessoas precisam de informação. Essa é uma linha pela qual passam cerca de 1.500 pessoas por dia. Muitas delas ficam sem saber ao certo para onde ir e onde descer. Não me custa nada dar essa informação aos passageiros”, explica a cobradora para o Portal UOL . “Tem coisas que não fazemos por dinheiro, mas por princípio, porque acreditamos que é o correto.” – conta a valéria.
Voltando a questão sobre a comunicação visual do sistema de ônibus da capital, as placas do itinerário no interior dos veículos é de difícil visualização, não existe informações sobre os horários das linhas nos pontos de ônibus, e os avisos que falam sobre os ônibus que passam nas paradas são pequenos demais, em uma folha tamanho A4, bem diferente das enormes propagandas fixadas nos novos abrigos. Com a nova licitação que deve ocorrer em alguns meses, esperamos que a SPTrans leve também isso em conta.