Como o feriado foi vetado na segunda-feira (23), CET e SPTrans farão um esquema especial para o dia em que terá jogo da seleção brasileira, e partida no estadio de Itaquera. A intenção da prefeitura era decretar feriado, visto que no ultimo jogo do Brasil a cidade bateu recorde de congestionamento. Porem, os vereadores da oposição vetaram o projeto, sobre o pretexto de que a “economia da cidade não pode parar”. Como se todos fossem trabalhar durante a partida, e que a cidade não tivesse prejuízo durante os congestionamentos.
O prefeito Fernando Haddad se pronunciou sobre: “A oposição tem sido assim o tempo todo. Tem confundido o interesse da cidade com os interesses político-partidários” – disse, que negocia com as empresas o escalonamento na liberação dos trabalhadores. “Quem puder, escalone a liberação de seus funcionários, adie trajetos pela cidade, de segunda para terça, e assim por diante. Isso tende a aliviar, apesar de não ser o ideal” – afirmou Haddad.
Medidas para aliviar o trânsito
– Ponto Facultativo nas Repartições Públicas Municipais: Funcionarão apenas os serviços essenciais e de urgência.
– Ampliação do Horário de Rodízio: Nesta segunda-feira estarão impedidos de circular pelas áreas abrangidas pelo rodízio os veículos com placas finais 1 e 2, das 7 horas às 20 horas.
– Faixas Exclusivas para Ônibus vão operar durante todo o dia: Mesmo onde normalmente a proibição para carros, motos e caminhões, ocorre somente nos horários de pico, nesta segunda-feira, a restrição será em todo período, começando antes as 7 horas e acabando depois das 20 horas.
– Radial Leste bloqueada: a via será fechada ao trânsito de todo o tipo de veículos, sendo permitida somente aos credenciados, no sentido bairro, das 7h às 17 horas, a partir da região da estação Artur Alvim do Metrô.