Após muita espera, as obras da Linha 6-laranja do Metrô podem começar em 40 dias. Pelo menos é o que diz o jornal “A Gazeta da Zona Norte”.
A sua primeira fase vai da Brasilândia até a estação São Joaquim. O ramal tem previsão para operação em 2020, porem segundo projeções e promessas do governador Geraldo Alckmin, e de seu secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, um trecho inicial pode entrar em operação em 2018, da Zona Norte até a estação Água Branca, por onde vai cruzar com as linhas 7 e 8 da CPTM, e futuramente com uma linha de trem regional. Terá 15,5 quilômetros e 15 estações, e a estimativa é que atenda 634 mil passageiros por dia.
A linha será tocada por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) onde o Consórcio Move São Paulo venceu a licitação. O Consórcio é formado pela TransPort, Queiroz Galvão, UTC e um Fundo de Investimentos com participação dos mesmos grupos econômicos. Ele deverá bancar 50% da obra, e ficará responsável pela compra dos trens e operação. O contrato é de 25 anos. Serão seis anos de implantação e 19 de operação e manutenção. Os outros 50% somado às desapropriações ficará a cargo do governo do estado de São Paulo.
Futuramente, sabe Deus quando, o ramal deverá crescer nas duas pontas, a oeste rumo a rodovia dos Bandeirantes e a leste a cidade Líder na Zona Leste de São Paulo