Imagem de William Molina
CPTM

CPTM estima que extensão da Linha 13-Jade para bairro dos Pimentas saia em 2018

No próximo dia 23 a estação Eng. Goulart será fechada para ser completamente renovada e integrar a nova Linha 13 – Jade, que ligará São Paulo a Guarulhos. A circulação de trens não será interrompida, porem as composições não devem parar na estação interditada.

Durante o período das obras, haverá translado por ônibus exclusivos e sem qualquer custo adicional para os passageiros, tanto na ida como na volta, entre as estações Eng. Goulart e USP Leste.

10376732_700584470010842_9091424619777824483_n

Junto com os trabalhos na estação, os lotes 3 e 4 da linha já foram liberadas para receberem as obras iniciais. Os conjuntos localizados na rodovia Hélio Smidt aguardavam a autorização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para terem os trabalhos de campo iniciados.

O mais novo ramal da CPTM prometido desde a década passada, terá 12,2 quilômetros de extensão, sendo que uma parte do trajeto será feita em superfície (4,3 km) e outra em elevado (7,9 km). A previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2015.

Já se fala em extensão, onde uma empresa foi contratada para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia e arquitetura para estudos de inserção urbana, concepção técnica, operacional e elaboração do projeto funcional. A ampliação da linha terá mais 3 estações, a São João, Presidente Dutra e Bonsucesso/Pimentas. A previsão é que os estudos devam ser concluídos em março de 2015 e o ramal entregue em até três anos após a conclusão da estação Aeroporto, ou seja 2018.

Imagem de William Molina
Imagem de William Molina

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus