Recentemente o Governo do Estado de São Paulo divulgou que reformaria estações da Linha 10-Turquesa da CPTM. As reformas das paradas Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra deveriam ter começado até o fim do semestre, porem ainda em nenhuma delas foram inciados efetivamente os trabalhos. Na sequencia as estações Ipiranga, Utinga, Prefeito Saladino e Mauá devem passar pela modernização, porem também há atrasos.
De acordo com o jornal “Diário do Grande ABC”, este já é o segundo adiamento. O Jornal afirma que em entrevista com o governador Geraldo Alckmin, o tucano garantiu que as obras seriam iniciadas em março. Depois, a CPTM passou a divulgar o primeiro semestre como prazo.
Pelas palavras do presidente da companhia, Mário Bandeira, o atraso se deve a problemas burocráticos na liberação da verba. “Já temos o processo de edital concluído. A questão agora é orçamento. Como esse recurso vem do OGU (Orçamento Geral da União), ainda existe um processo burocrático que está sendo concluído via Caixa Econômica Federal. Então, temos que seguir todo o trâmite”, explica.
Segundo Bandeira, a previsão é que esse processo seja concluído na semana que vem, possibilitando a assinatura do contrato até o fim do mês. O presidente estima que as obras tenham início entre julho e agosto.
Todas as estações da Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) passarão por reformas, com exceção do Terminal Brás e da Estação Tamanduateí, esta ultima que foi reconstruída em 2010. As intervenções levarão de 12 a 15 meses para serem concluídas.
A CPTM conformou que todas as estações terão plataformas cobertas, escadas rolantes e acessibilidade para deficientes físicos, como elevadores, piso e rota táteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas, além de sanitários adaptados. Nas paradas do Lote 1, não há acesso para deficientes físicos e parte da área para embarque e desembarque é descoberta.