Dentre os ramais da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que mais registraram aumento no número de usuários, a Linha 9-Esmeralda é a campeã. De acordo com reportagem feita pelo jornal o O Estado de São Paulo o ramal teve um aumento de 48,4% na média de passageiros em dia útil entre 2011 e 2013. A segunda colocada no levantamento feita pela reportagem aponta a Linha 11 -Coral com 22,5%.
Uma das razões para explicar esse aumento é as recentes integrações com as linhas 4-amarela e no passado com a 5-Lilás.
Entrega de novas estações.
Se o trem é lotado, pode ficar ainda mais. Quando as estações Varginha e Mendes, no extremo sul de São Paulo, forem inauguradas, serão acrescentados 120 mil passageiros ao ramal todos os dias.
Integração com o Monotrilho
Juntamente com as novas estações, deve ser entregue em 2015 a integração com a Linha 17-ouro, um monotrilho que vai ligar o Aeroporto de Congonhas a rede metroferroviária, inicialmente pela estação Morumbi, da Linha 9. Ou seja, novos usuários.
Nova sinalização e extensão da Linha 5
Apesar do cenário atual, o secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou a reportagem que até o fim do ano os intervalos na Linha 9-Esmeralda serão reduzidos, dos atuais 4 a 8 minutos para 3 a 6 minutos.
Outro argumento no sentido de conforto da gestão estadual sobre a explosão de demanda do trem da marginal é a entrega da extensão da Linha 5 de Adolfo Pinheiro para a estação Chacara Klabin. Nas projeções do estado muitos passageiros poderão seguir direto pela Linha 5 para chegar a região da paulista sem ter que usar o caminho linha 9, linha 4 e Linha 2. Mas as recentes entrega de novas estações apenas fizeram com que mais pessoas passassem a usar o sistema sobre trilhos.