O Governador Geraldo Alckmin reinaugurou nesta sábado, 10, a estação Franco da Rocha, da linha 7 – Rubi, da CPTM.
“A ferrovia da cidade de Franco da Rocha ganhou uma das estações mais modernas e bonitas de São Paulo”, afirmou o governador.
A nova estação possui plataformas cobertas, escadas rolantes, elevadores, piso tátil, comunicação em braile, banheiros públicos comuns e adaptados a pessoas com deficiência, além de uma passarela que permite atravessar a ferrovia pela área não paga da estação. “Geralmente, as ferrovias dividem a cidade. Em Franco da Rocha, será diferente, pois existe a passarela importante para a integração”, disse Alckmin. A passarela vai ficar aberta 24 horas por dia. O investimento na estação foi de R$ 85,3 milhões.
O antigo prédio da estação Franco da Rocha foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), e a CPTM estuda o futuro uso das instalações.
Alckmin lembrou os novos trens que estão chegando: “Já entregamos 10 trens novos [na Linha 7], e vamos chegar em agosto com mais três. São trens 0 km, modernos, cada um tem oito carros. Então serão 24 carros a mais, novinhos, com ar condicionado. Chegaremos, até agosto, com 70% da frota renovada”.
As estações Jaraguá e Francisco Morato estão em obras. Em outras estações, o processo de licitação está em andamento: Baltazar Fidélis, Caieiras, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Pirituba, Perus e Várzea Paulista.