SPTrans

Depois de 40 anos, SPTrans cria linha de ônibus que liga Metrô ao Aeroporto de Congonhas

No ano de 1936 era inaugurado o aeroporto de Congonhas, sendo 96º mais movimentado do mundo, e já foi o aeroporto com maior tráfego de passageiros do Brasil. Ele está localizado no bairro de Vila Congonhas, distrito do Campo Belo, distante aproximadamente 11 Km do ponto central da cidade, na praça da Sé.

Muito se discute o porquê da rede metroferroviária não ter acesso ao aeroporto. Porem, já em 1974 o Metrô já corria pelo bairro vizinho, de Jabaquara e São Judas.

Agora, 40 anos depois a gerenciadora do transporte paulistano acaba de criar uma ligação direta de ônibus entre o aeroporto e a estação São Judas. Trata-se da nova linha 609J/10 com a denominação “Aeroporto – Metrô São Judas”, que vai operar diariamente, inclusive nos feriados, das 06h00 às 23h40.

Os ônibus vão seguir pela Praça Comandante Linneu Gomes, via interna do Aeroporto, Avenida Washington Luiz, Pça. Hussam Eddine Hariri, Avenida dos Bandeirantes, Viaduto Jabaquara, Avenida Jabaquara, chegando ao Metrô São Judas, depois segue novamente pela Avenida Jabaquara, Rua Panamericana, Rua Massaranduba, Rua Prof. Aprígio Gonzaga, Avenida Jabaquara, Avenida dos Bandeirantes, Alameda dos Guaramomis, Av. dos Imarés, Alameda dos Tupiniquins, Av. dos Bandeirantes, Avenida Washington Luiz, Túnel Paulo Autran, e por fim a Praça Comandante Linneu Gomes.

A ligação começou a funcionar na segunda-feira (26 de maio), e chegou em boa hora. Entretanto em alguns anos a ligação pode se tornar inutilizável, uma vez seguem as obras do monotrilho da Linha 17-Ouro, que também vai ligar o aeroporto ao sistema metroferroviário.

http://onibusbrasil.com/i/2014/4/10/p/a7a159325c26ac21b120e18a03ddf059.jpg

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus