SPTrans

Semáforo que abre antes para ônibus começa a funcionar em SP

Começou a funcionar na cidade de São Paulo, nesta terça, 1, o primeiro semáforo que abre primeiro para ônibus. Ele foi instalado na faixa da direita que é exclusiva para os ônibus. O semáforo foi instalado no cruzamento da Rua Clélia com a Rua Tibério, na Lapa.

Para diferenciar o novo aparelho do tradicional, é possível ver o desenho de um ônibus iluminado dentro das três fases de cor (vermelha, amarela e verde). Após detectar a presença de coletivos na faixa exclusiva, um sensor abre o sinal 12 segundos antes do semáforo destinado aos demais veículos.

Quando não há tráfego na via, os ônibus conseguem passar da faixa da direita para a da esquerda e, assim, ter acesso ao corredor da Avenida Francisco Matarazzo. Depois de 12 segundos, o semáforo dos carros se abre. A travessia de pedestres no local só é permitida quando os dois sinais estiverem fechados. Técnicos da CET vão ficar no cruzamento nos próximos dias para orientar pedestres e motorista.

A prefeitura estuda instalar mais quatro ou cinco semáforos com esse sistema em outros pontos da cidade, mas não especificou quais.

O sinal destinado especialmente aos ônibus funcionará nos mesmos períodos de operação do corredor exclusivo para coletivos na Rua Clélia: das 6h às 11h e das 16h às 20h. Quando o corredor estiver desativado, o semáforo funcionará como um equipamento convencional.
semaforo-exclusivo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus