SPTrans

Aumenta o número de passageiros transportados por ônibus em SP

Faixa-de-Onibus-radial-CarolSe o objetivo da prefeitura de São Paulo com as faixas exclusivas de ônibus era atrair novos passageiros ao transporte, a ação teve êxito. As linhas gerenciadas pela SPTrans tiveram um acréscimo de 14 milhões de passageiros no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a própria gerenciadora. O aumento representa 2,7% de pessoas ao registrado de janeiro a março de 2013.

De acordo com os dados, 702.630.553 usuários andaram nos ônibus nos três meses iniciais deste ano, contra 688.309.967 no mesmo período de 2013. Neste período do ano passado, o sistema havia perdido passageiros, uma vez que nos três primeiros meses de 2013 tiveram um decréscimo em relação ao mesmo espaço de tempo do ano anterior, quando 709.502.427 usuários haviam andado de ônibus.

Segundo a SPTrans, tal aumento se deve ao “conjunto de medidas” tomadas pela gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) a partir de janeiro de 2013, entre as ações estão a implantação das faixas exclusivas para os ônibus. Também a criação do bilhete Único Mensal: “O aumento de usuários pagantes indica que as melhorias implementadas no sistema fizeram com que novas pessoas passassem a usar o transporte coletivo”, informou o órgão da prefeitura por meio de nota ao jornal “O Estado de São Paulo”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus