No momento em que se depara com alguma falha no Metrô, é muito comum ouvir passageiros questionando sobre o funcionamento do transporte durante a copa do mundo. Sendo contra ou a favor do mundial de futebol, uma coisa é certa: A cidade vai receber muitos turistas, que a grosso modo vão fazer girar a economia. Claro que a cidade sempre deveria estar preparada para a mobilidade de seus moradores, mas este texto visa apenas discutir a locomoção neste cenário do evento.
Não só pela copa, mas recentemente São Paulo foi eleita como melhor destino turístico do País, segundo o prêmio Travelers’ Choice Destinos 2014, promovido pelo site de viagens TripAdvisor. Para chegar a esta afirmação, o site levou em conta a qualidade e quantidade de avaliações dos hotéis, atrações e restaurantes ao longo de 12 meses.
Voltando ao foco principal deste artigo, nosso sistema de transporte esta preparado para receber o turista? Listamos aqui 5 fatores que podem confundir os viajantes:
#1 – Mapas desatualizados, ou inexistentes
Quem anda de Metrô não vai demorar muito para se deparar com algum mapa da rede metroferroviária que conste a Linha 10-Turquesa da CPTM como destino à estação da Luz. Porem já fazem alguns anos que o ramal tem como seu ponto final, o Brás. Este é apenas um exemplo. Se analisarmos os mapas da CPTM, a coisa fica pior. A SPTrans então, a grande maioria das paradas de ônibus sequer possuem um aviso com as linhas que passam naquele ponto. Horários? Esquece! No caso do Metrô, a empresa diz que esta trocando os mapas gradativamente, mas não da prazos.
#2- Sinal 3g ruim no Metrô
Já experimentou usar a internet do seu celular no Metrô? Não importa a operadora tão pouco o pacote de dados que você compra. Existem muitos pontos que o sinal é simplesmente inexistente. O Metrô afirma que não é de sua responsabilidade disponibilizar o sinal, e que este serviço é obrigação das operadoras. E as operadoras o que dizem? Bem, elas tem muito que explicar, já que este tipo de empresa sempre esta no topo do ranking de reclamações divulgados pelo Procon.
#3- Comunicação bilíngue defasada
Não existe qualquer indicação, aviso ou rota em outra língua no sistema de ônibus paulistano. Já a identidade visual do Metrô, ainda que tenha um festival de modelos, alguns são dotados de avisos em inglês, mas não todos. Já os avisos das próximas estações, nenhum deles é anunciado em outra língua, assim como é feito pelo Metrô do Rio. Isso também vale para a CPTM. O Metrô disponibiliza um agente da estação que tenha competência para se comunicar em Inglês. Mas será que todos sabem disso?
#4 – Lotação
Na certa, quando leu o título desta postagem, deve ter pensado nesta questão. E sim, é uma realidade! Ainda que outros países que sediaram a copa do mundo também apresentam este problema, ainda que outros sistemas de metrô também são cheios me horário de pico, nosso sistema é lotado. Tome como exemplo a linha 3-Vermelha do Metrô, uma das mais carregadas do mundo. No entanto, a prefeitura estuda decretar feriado no dia dos jogos. Quem bom, para os turistas!
#5 – Sem ligação com aeroporto por trilhos
Antiga promessa do atual Governador Geraldo Alckmin que era para estar pronta na década passada, e que teve as obras iniciadas a poucos meses, a ligação do aeroporto internacional de Guarulhos com sistema metroferroviário não estará disponível para a copa do mundo. Estamos falando da Linha 13-Jade da CPTM. Também o Monotrilho da Linha 17-Ouro só deve ter início das operações só depois do ano que vem. Lembrando que em muitas outras cidades é comum a ligação metroviária ou ferroviária com os aeroportos.