Nesta segunda-feira foi divulgada a pesquisa de mobilidade urbana, para traçar as rotas e horários em que são realizadas os deslocamentos na região metropolitana de São Paulo. Nela é descrito que cada vez mais a população de baixa renda esta usando menos o transporte coletivo. E em contrapartida, a população mais rica esta usando mais o transporte público.
Uma surpresa é que o meio-dia é o novo horário de pico na região metropolitana, com maior deslocamento, pior do que o rush da manhã e da noite. De acordo com secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, três pontos fundamentais para melhorar a fluidez do trânsito: investimento no transporte público, flexibilização de horário de entrada e saída no trabalho e mudanças no uso e ocupação do solo. “Tem que haver mais distribuição de trabalho e escolas, para não concentrar em uma região só. Subcentros nas cidades, com trabalho e escola pertos de casa”, disse.
O estudo mostra também que a frota de carros cresceu 18% no período pesquisado. Apesar de mais passageiros optarem por Metrô (45%) e trem (62%), o número de passageiros que andam só de Metrô ou trem caiu 3 pontos percentuais.
A pesquisa ouviu 8.115 pessoas, em 31 regiões, de agosto a dezembro de 2012 e entre março e abril de 2013.