Metrô SP

Metrô vai processar rádio por propaganda que propõe xaveco nos trens

A rádio Transamérica não escolheu uma boa hora para inserir uma pitada de humor ao vincular a propaganda da expansão de linhas metroviárias, encomenda pelo governo do estado de São Paulo.

Toda polêmica começou quando um radialista da emissora, ao relatar que todos os sistemas de Metrô do mundo enfrentam lotação, afirmou que a ocasião era boa para “pequerar”.

Obviamente,  não foi a intenção do personagem incitar o abuso sexualidade. A prática do abuso vem sendo divulgado, através de grupos chamados de encoxadores, estes que por sua vez organizam tais atos pelas redes sócias.

O clima pesou, e a companhia do Metrô vai processar a emissora,  conforme divulgou uma nota no Facebook:

 “O Metrô informa que irá processar a rádio Transamérica FM pelo uso indevido e sem aprovação de seu nome em inserção testemunhal veiculada em programa da emissora. Nem o Metrô nem a agência Nova SB, a qual a Companhia encomendou campanha sobre obras de expansão da rede metroviária, foram informados de que tal conteúdo seria veiculado pela rádio Transamérica. O Metrô reitera que repudia o conteúdo veiculado pela rádio Transamérica”.

Já a rádio defendeu o humorista, conforme nota:

“Em nenhum momento o texto incentiva atitudes lascivas, pois de forma alguma faz qualquer alusão a qualquer tipo de violência ou abuso sexual. O personagem ao empregar o termo “xavecar a mulherada”, se refere única e exclusivamente à paquera, sinônimo da antiga conhecida cantada que de fato pode persuadir ou aproximar pessoas, formando ou não casais, conduta licita que acontece naturalmente na vida cotidiana em qualquer lugar com grande circulação de pessoas.”

O Metrô não poderia aceitar estar em mais esta polêmica.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus