Avenida Celso Garcia, prevista para ser alargada para abrigar corredor de ônibus
SPTrans

Prefeitura quer alargar 39 avenidas e 27 ruas para 150 KM de corredores de ônibus

Foi enviado à Câmara pelo prefeito Fernando Haddad o projeto de lei que autoriza o alargamento de 39 avenidas e 27 ruas da capital.  A medida é para a construção de 150 km de corredores de ônibus com previsão de entrega para 2016. De acordo com o Prefeito,  as intervenções também irão permitir obras de adequação no entorno dos corredores, como a construção de alças de acesso em pontes e adaptações para liberação dos canteiros centrais. Estão previstos também a construção de oito terminais de ônibus.

No entanto, não é indicado o quanto será gasto com as desapropriações necessárias para os alargamentos. Para construção de 13 novos corredores, entre eles o 23 de Maio, Berrini, Radial Leste e Celso Garcia,  além da duplicação do M’Boi Mirim, a prefeitura prevê um investimento de R$ 4,7 bilhões. Parte desse montante virá do PAC da Mobilidade, vindo do governo federal.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, já havia declarado que uma das intenções da prefeitura é dividir os custos das desapropriações com a iniciativa privada. Portanto, cederia o excedente das áreas desapropriadas, mas não usadas pelos corredores e terminais, para incorporadoras e construtoras fazerem empreendimentos imobiliários comerciais e residenciais.

Avenidas que devem sofrer tais intervenções:

Radial Leste, Rangel Pestana. Celso Garcia, Governador Carvalho Pinto (Tiquatira), São Miguel, Marechal Tito, Estrada do Guavirituba, Agamenon Pereira da Silva, Belmira Marin, Guarapiranga, Estrada do M’Boi Mirim, Estrada da Riviera, Carlos Caldeira Filho, Estrada de Itapecerica, Estrada da Baronesa, Estrada da Cachoeirinha, Nossa Senhora do Sabará, Cristalino Rolim de Freitas, Moreira Guimarães, Washington Luiz, Interlagos, Senador Teotônio Villela, João Batista Conti, Dom João Néri, Lageado Velho, Estrada do Iguatemi, Marcio Beck Machado, Gaivotas, Canal do Cocaia, Lourenço Cabreira, Mathias Beck, Gregório Bezerra, Antonio Carlos Benjamim dos Santos, Paulo Guilguer Reimberg, Dos Bandeirantes, Presidente Tancredo Neves, Alvarenga, José Pinheiro Borges e Miguel Inácio Curi

Ruas:

Padre Benedito de Camargo, Abaitinga, Isabel Schmidt, Carlos Gomes, Borba Gato, Aquiles Estaço, Domingos Borges, Luiz Mateus, Capitão Pucci, Getulina, Francisco Roldão, Santa Sabina, Saturnino Pereira, Passagem Funda, Luiza, Pedro Escobar, Joaquim Napoleão Machado, Ieda Santos Delgado, Antonio Carlos Monteiro Teixeira, Manuel Alves Soares, Armando de Vieira, Alziro Pinheiro Magalhães, Major Lúcio Dias Ramos, José Vieira, Otavio Vasco do Nascimento, Coronel Amaro Sobrinho e Castelo do Piauí

Avenida Celso Garcia, prevista para ser alargada para abrigar corredor de ônibus
Avenida Celso Garcia, prevista para ser alargada para abrigar corredor de ônibus

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus