De acordo com publicação do Jornal “Diário do Grande ABC“, a União deixou de contemplar recursos para a Linha 18-Bronze do Metrô. Só uma detalhe: A própria presidente Dilma já havia prometido recursos federais para o monotrilho que vai ligar São Paulo a São Bernardo do Campo. O Orçamento da União não apresentou recursos federais para a obra da Linha 18-Bronze.
Na semana passada, o governo estadual adiou publicação do edital do ramal Bronze. A administração estadual disse que a União não havia mostrado nota de empenho dos R$ 400 milhões junto ao PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Sem este documento, não é possível que a Caixa Econômica Federal autorize a liberação da verba.
Segundo os ministérios do Planejamento e Orçamento e das Cidades, a verba para a Linha 18-Bronze está garantida por meio de ação orçamentária designada como “apoio a projetos de sistemas de transporte coletivo urbano” e da portaria de seleção número 185, de 24 de abril de 2012, dispositivo esse assinado pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP). Há também a possibilidade de inclusão do investimento em anexo à peça federal.
“O governo federal já efetuou o empenho inicial para viabilizar a realização da licitação. Os empenhos complementares serão efetuados conforme o cronograma e a execução das obras”, informou, por nota, a Pasta federal de Cidades.
Agora o governo estadual afirmou que as notas não foram endereçadas ao Estado e que, por isso, não há previsão para publicação do edital. Mas, de acordo com a publicação do jornal, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) pode remarcar para quarta-feira a solenidade de ordem de início da obra.