Em entrevista ao Estado, o secretário municipal dos transportes, Jilmar Tatto, diz que a Prefeitura prepara um projeto de 234 km de corredores, dos quais 64 km devem começar a ser construídos até março, nas Avenidas Radial Leste, Aricanduva e 23 de Maio. A previsão é que fiquem prontos em dois anos.
As faixas exclusivas, segundo Tatto, foram uma resposta às manifestações de junho. Foi uma maneira rápida de atender a população.
Já os corredores, são mais complexos e caros. Requerem projeto executivo e licença ambiental. “Os corredores envolvem todo um tratamento urbanístico, com reformas de calçadas e aterramento da fiação elétrica”, diz o secretário.
A verba virá de convênios com o governo federal. E ainda haverá um plano de ação para que as obras não travem ainda mais o trânsito.
A perspectiva da Prefeitura é de que as obras comecem logo após a aprovação da revisão do Plano Diretor, que está em discussão na Câmara Municipal. “Nas vias onde haverá corredores, prevemos um grande adensamento”, diz. A proposta é estimular a verticalização no entorno dos corredores.
Tatto promete ainda tirar do papel em 2014 promessas feitas no começo do ano, como aplicativos para avisar a localização dos ônibus e Wi-Fi em pontos e veículos. Fala também de ônibus com ar-condicionado, o que ainda deverá, segundo ele, ser discutido com a população, pois “nem todo mundo gosta”.