O ciclista que usufrui do empréstimo de bicicletas em São Paulo poderá usar o bilhete único para validar o uso. Hoje, cerca de 155 mil usuários cadastrados usam a funcionalidade com cerca de 1.300 bicicletas disponíveis na cidade.
O usuário precisará apenas aproximar seu cartão do validador numa das 132 estações para liberar a bike. No caso das viagens que durem mais de 30 minutos, será cobrado um valor, a ser descontado do bilhete. O usuário já pode liberar a bicicleta utilizando o telefone celular e a quantia a ser cobrada pela viagem é descontada do cartão de crédito.
A prefeitura explica que a junção de ambos os programas, o “Bike Sampa” e o Bilhete Único, será feita gradualmente. A SPTrans ainda esta definido quais locais terão a nova tecnologia, mas até fim de janeiro de 2014 todos os 132 pontos de retirada e devolução de bicicletas já estejam integrados.
Já foram feitos testes durante dois meses nas estações Parque Trianon, Shopping Eldorado e Shopping Santa Cruz. Estudos apontaram que 20% dos empréstimos realizados foram feitos com a utilização do Bilhete Único. A meta é ter 3 mil bicicletas em 300 estações até o fim de 2014.