Não só os táxis podem ser proibidos de trafegar pelos corredores de ônibus, mas também os carros de passeio aos finais de semana. A Prefeitura de São Paulo pode revogar uma portaria que permite que carros circulem nos corredores de ônibus durante as madrugadas e aos finais de semana. Trata-se de uma recomendação que consta em um estudo enviado na semana passada ao Ministério Público de São Paulo, o mesmo que fala sobre o impacto dos táxis nos corredores. O estudo visa medidas que podem ser adotadas para melhorar o desempenho do transporte público.
Hoje o uso dos corredores por qualquer carro é liberado das 23h às 4h em dias de semana, aos sábados a partir das 15h e durante todo o dia de domingo e feriados. Em 2012, o então secretário dos Transportes Marcelo Branco, adotou a medida.
O estudo da Prefeitura, feito a pedido da Promotoria, conta que “o uso exclusivo do corredor por ônibus do transporte coletivo deve dar-se 24 horas por dia ininterruptamente”. Sobre o serviço na madrugada, a administração já sinalizou a intenção de criar linhas noturnas de ônibus que serviriam de alternativa ao Metrô.
Mas, os taxistas não estão muito contentes, e já promoveram protestos contra a possível medida da prefeitura, na última segunda-feira.