SPTrans

Contrário a Taxis em corredores de ônibus, Jilmar Tatto entrega estudo para MPE sobre impacto da frota

Atualizado às 17h07

Meses atrás divulgamos aqui no Via Trolebus sobre um estudo que seria desenvolvido pelo secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, a pedido do Ministério Público Estadual, para mencionar o quão os táxis atrapalham os corredores de ônibus. A medida de permitir os táxis foi estabelecida “brilhantemente” pelo ex-prefeito Gilberto Kassab.

O fato é que o atual secretário é contrario a medida e chegou a declarar publicamente: “Não existe ainda essa decisão política em relação à retirada dos táxis dos corredores. Se você perguntar se o táxi atrapalha o corredor, atrapalha, assim como tudo o que interfere.”

O estudo entregue nesta quarta-feira menciona que apenas os ônibus devem circular nos corredores da cidade e que a presença dos táxis prejudica a velocidade dos coletivos. Segundo ainda o estudo, a velocidade dos ônibus fica limitada a 6 km/h em razão da presença dos táxis. Outras conclusões são que três a cada quatro táxis usam o corredor e que menos de 1% dos passageiros transportados no corredor usam táxi.

Tatto entregou tal estudo esta semana para a Promotoria, que já se mostrou desfavorável à medida, podendo recomendar o fim da permissão aos taxistas nos corredores.

O promotor responsável por pedir o levantamento à Prefeitura, Mauricio Antonio Ribeiro Lopes, de Habitação e Urbanismo, afirmou à rádio Estadão que a prioridade deve ser do transporte coletivo. “O táxi para mim é um meio de transporte individual de passageiros. Mas pode-se dizer que, às vezes, um táxi leva duas ou três pessoas. Bom, mas então uma mãe que leva três filhos à escola também vai poder usar o corredor?” Para ele, “táxi não é a prioridade”.

Os dois devem se reunir na próxima terça-feira (17) para bater o martelo sobre a proibição.
são paulo - corredores taxis

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus