Atualizado às 17h07
Meses atrás divulgamos aqui no Via Trolebus sobre um estudo que seria desenvolvido pelo secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, a pedido do Ministério Público Estadual, para mencionar o quão os táxis atrapalham os corredores de ônibus. A medida de permitir os táxis foi estabelecida “brilhantemente” pelo ex-prefeito Gilberto Kassab.
O fato é que o atual secretário é contrario a medida e chegou a declarar publicamente: “Não existe ainda essa decisão política em relação à retirada dos táxis dos corredores. Se você perguntar se o táxi atrapalha o corredor, atrapalha, assim como tudo o que interfere.”
O estudo entregue nesta quarta-feira menciona que apenas os ônibus devem circular nos corredores da cidade e que a presença dos táxis prejudica a velocidade dos coletivos. Segundo ainda o estudo, a velocidade dos ônibus fica limitada a 6 km/h em razão da presença dos táxis. Outras conclusões são que três a cada quatro táxis usam o corredor e que menos de 1% dos passageiros transportados no corredor usam táxi.
Tatto entregou tal estudo esta semana para a Promotoria, que já se mostrou desfavorável à medida, podendo recomendar o fim da permissão aos taxistas nos corredores.
O promotor responsável por pedir o levantamento à Prefeitura, Mauricio Antonio Ribeiro Lopes, de Habitação e Urbanismo, afirmou à rádio Estadão que a prioridade deve ser do transporte coletivo. “O táxi para mim é um meio de transporte individual de passageiros. Mas pode-se dizer que, às vezes, um táxi leva duas ou três pessoas. Bom, mas então uma mãe que leva três filhos à escola também vai poder usar o corredor?” Para ele, “táxi não é a prioridade”.
Os dois devem se reunir na próxima terça-feira (17) para bater o martelo sobre a proibição.