Mobilidade Urbana

Projetos de Mobilidade podem ter mais recursos da Cide-Combustível

Nesta terça-feira (5) a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o de projeto de lei do Senado (PLS 11/2013) cujo da projetos de infraestrutura urbana de transportes coletivos ou não motorizados, como corredores de ônibus e ciclovias, poderão receber no mínimo 5% dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) incidente sobre combustíveis.

O projeto faz um acréscimo na Lei 10.636/2002, que já prevê como objetivos da aplicação dos recursos da Cide-Combustíveis, entre outros, a diminuição do tempo de deslocamento dos usuários do transporte público coletivo e a melhoria da qualidade de vida da população, depois que muitos Brasileiros foram as ruas reivindicar melhorias na mobilidade, afinal não eram só por 20 centavos.

A proposta agora segue para a Comissão de Serviços de Infraestrutura para ser aprovada em caráter terminativo, ou seja, não precisa passar pelo plenário num primeiro momento. Se aprovada de fato, já vai diretamente para a Câmara dos Deputados e não havendo recurso, aí sim vai para a plenária do Senado. A destinação do percentual da Cide precisa ser regulamentada, mas entre as ações previstas com os recursos estão as construções de BRTs, novas linhas de trem e metrô e de ciclovias.
novoponto_11

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus