O Movimento Passe Livre (MPL) deve fazer uma manifestação nesta quinta-feira (7) contra o cancelamento de linhas na zona leste de São Paulo. O ato esta marcado para às 17h00 em frente ao terminal São Mateus.
Segundo seu site oficial “…não podemos mais ir direto do centro ou do metrô para nossas casas. Temos que fazer baldeação no Terminal São Mateus. Cansamos, não suportamos mais ficar descendo de ônibus em ônibus até chegar em casa só pra catraca girar mais, e as empresas de ônibus ganharem mais dinheiro! As mudanças só estão atrasando nossa vida, aumentando o nosso já longo tempo de viagem”.
O movimento afirma ainda que outras regiões estão sendo afetadas pela mudança. “O transporte coletivo, com o qual já sofremos todo dia, fica ainda pior. Se eles se organizam para piorar a nossa vida, também temos que nos organizar pra lutar pelo transporte que queremos”.
Já ocorreram manifestações no Grajaú, na M’Boi Mirim e no Campo Limpo contra o corte de linhas, e o MPL promete levar o protesto para outros bairros.
A SPTrans diz que entende a insatisfação, mas que tais mudanças são necessárias para aumentar a velocidade dos ônibus. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) afirma que não vai voltar atrás com a medida, e que monitora as alterações.