O Metrô de São Paulo recebeu na manhã desta terça-feira (12) a licença ambiental expedida pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo (SVMA), para instalação do chamado trecho 3B da Linha 15-Prata. Trata-se do trecho que engloba o pátio de manutenção e estacionamento de trens Ragueb Chohfi.
Este segundo pátio da Linha 15 terá uma área de 55 mil m², e servirá como uma área auxiliar, sendo que o pátio Oratório será o principal com capacidade para abrigar 54 trens em 5.600 metros de vias.
A linha 15-Prata deverá operar por meio de um monotrilho de alta capacidade. Os prazos para início da operação, já postergados, dão conta de que no ano que vem estarão em funcionamento as estações Vila Prudente, Oratório, Camilo Haddad e Jd Planalto, sendo que as 2 primeiras até Abril. Já para 2015, e não mais 2014 até a estação São Mateus, importante parada do ramal que deve ter integração com o Terminal Metropolitano ligando o monotrilho ao corredor de trólebus do ABD paulista. Entre os anos de 2016 e 2017 o monotrilho deve chegar até o Hospital Cidade Tiradentes, e na outra ponta, até a estação Ipiranga, na Linha 10-Turquesa da CPTM.