O Governo do Estado apresentou oficialmente o novo trem da Linha 5-Lílas nesta terça-feira (12) no Pátio Capão Redondo. São ao todo 26 trens que foram adquiridos para operar no trecho entre Chácara Klabin e Capão Redondo.
“Cada trem tem capacidade para dois mil passageiros, é um trem muito mais moderno. Se você comparar com esse que está aqui ao lado, de 11 anos atrás, você vai verificar o quanto avançou a tecnologia. Motorização, torque, sistemas de frenagem, duplo ar condicionado, vagão continuo, então mais conforto, mais segurança, lâmpadas led, sustentabilidade, detecção de problema de fumaça, de incêndio, enfim, é tecnologia de ponta”, disse o governador Geraldo Alckmin.
Os trens estão sendo fabricados pela empresa Caf em Hortolândia, com investimento total de R$ 615,10 milhões. As demais composições serão entregues entre o final deste ano e durante o ano de 2014, para iniciarem os testes e serem liberados para a operação na Linha 5-Lilás. Agora, a nova composição passará por testes dinâmicos de validação nas vias do Metrô. A segunda composição já foi montada e finalizará os testes estáticos ainda este mês.