Mobilidade Urbana

Senado aprova lei que obriga empregador custear vale-transporte integralmente

Atualmente o trabalhador tem direito ao vale-transporte, mas existe o desconto de até 6% na folha de pagamento. No entanto esta situação pode mudar, e o empregador custear a passagem integral. Foi aprovada nesta quarta-feira, 16, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, em decisão terminava.

Agora a proposta, de autoria do senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL), seguirá para a Câmara dos Deputados, exceto se ocorrer um recurso para levar a matéria para o plenário da Casa.

Collor justifica que teremos “um aumento muito considerável” para a renda do trabalhador dentro do atual contexto do “acirramento do processo inflacionário e consequente queda do seu poder de compra”.

Já no caso dos trabalhadores, o senador diz que as eventuais despesas adicionais, são passíveis de serem abatidos de sua receita para fins de apuração do seu lucro tributável. O relator da matéria na comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), concordou com Collor e destacou que o abatimento não trará prejuízos para as empresas.

“Trata-se, sem dúvida alguma, de medida ousada, porém necessária, para garantir aos trabalhadores do nosso País essa conquista tão necessária, ainda mais se considerado, como muito bem ponderou o autor da proposição, que essa alteração fará grande diferença no impacto do orçamento dos empregados e não causará tanto impacto nos custos das empresas”, afirmou Paim, em seu parecer.
da03067d5da49f0553608209853490837be052ac

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus